segunda-feira, 29 de Abril de 2024  08:22
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cozer os cannelones, escorrer e dispor numa toalha de cozinha. Ligar o forno a 200º. Untar um prato de ir ao forno. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
26-11-2008

Professor em Helsínquia dá conselhos aos alunos dos cursos profissionais


Mário Passos traz ensino na Finlândia à ESOB

Foi uma lição diferente aquela a que alunos de cursos profissionais e CEF da Escola Secundária de Oliveira do Bairro (ESOB) assistiram, no seu auditório, na sexta-feira. Aproveitando a presença em Oliveira do Bairro do conterrâneo Mário Passos, responsável pelo curso de Gestão das Experiências e Bem-Estar na Universidade de Helsínquia, os alunos ouviram como se processa o ensino na Finlândia.

O professor destacou a importância de ter um plano de vida desde cedo. "Aos 18 anos, na Finlândia, já todos sabem o que querem ser. Aos 25, são directores de empresas. Aos 30, estão bem na vida. Por quê? Porque começam o processo muito mais cedo." O também antigo aluno da ESOB frisou que "aprender é uma atitude" e que, na Finlândia, o ensino é centrado nos alunos. Quanto ao ensino profissional, "dá-se muito valor a que consigam emprego no final do curso".

Também presente, o presidente da Associação Comercial e Industrial da Bairrada, Miguel Roque, considerou que "o ensino em Portugal tem ainda de percorrer um longo caminho, de aproximação ao tecido sócio-económico". E isto faz-se desde o ensino básico, "com visitas a empresas", um método fácil e barato, que suscita a curiosidade e perfila os jovens na vida profissional. Destacou a importância do trabalho de férias nas empresas, para os alunos saberem o que são regras, como funciona uma organização e terem a percepção do valor do dinheiro, aliado ao esforço.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®